Brasileiros?

  • Olá pessoal,


    Sou técnico responsável pelas operações de robôs em minha empresa, atualmente temos 2 estações de robôs Kuka KRC2 com 2 robôs trabalhando em conjunto, 2 estações com KRC4 independentes e mais 2 estações de robô IGM, todos voltados para a solda. estou começando aprender a programação de ambos e estou aqui para buscar dicas e trocar conhecimentos.


    Abraços.

  • Massula,


    O grande diferencial é que o IGM é um robô específico para soldagem pesada, diferente do Kuka que vc pode optar por diferentes processos (solda, cola, paletização e etc), portanto, em matéria de soldagem ele acaba apresentando diferentes recursos ou mais precisos dos que já temos no Kuka, como touchsense, biblioteca de parâmetros,interação robô/Máquina de solda e etc. A interface de programação também é mais amigável, o que torna a programação menos complicada, mas é um robô que ainda estamos adquirindo conhecimento, no Brasil apenas 3 empresas possuem esse robô.


    Eu já fiz muitas comparações entre as duas marcas Kuka e IGM, hoje eu já fico com um pé atrás antes de falar qual é o melhor, recentemente fiz um treinamento na Kuka e já tenho outro marcado, e vi que o Kuka tem muito recurso, tanto quanto o IGM, o que falta é competência para extraír o máximo de cada um deles, por isso estamos correndo atrás.



    Abraço.

  • Bom dia pessoal! Tudo bem?


    Meu nome é Roger, trabalho com robôs KUKA e MOTOMAN.
    Sou o atual vice-campeão Brasileiro na área da robótica móvel e iniciei esse ano com a robótica industrial buscando adquirir experiência(sou novato na área)!
    Sou recém formado no curso superior de tecnologia em automação industrial e também técnico em mecatrônica.
    Atualmente trabalho na Roboter In de Santa Catarina!


    Precisando de ajuda é só chamar!
    e-mail para contato: moresco.roger@gmail.com

  • Bom dia, Daniel.


    Eu trabalho com FANUCs, entre outras marcas.


    Panasonic só conheço de vista (:grinning_face_with_smiling_eyes:), mas acredito que haja outros membros do forum que possam te ajudar com esse assunto.

  • Daniel, existem duas maneiras:


    A) a FANUC tem um dispositivo, que éuma espécie de gabarito, que você monta no robô e faz a masterização. Tem um nome, mas não me lembro agora.


    B) robôs mais novos podem usar um opcional chamado iRCalibrate, que usa uma câmera e o iRVision para fazer a masterização. Entretanto, nesse caso, o robo tem que vir preparado. No lugar das marquinhas eles colocam umas etiquetas com marcas que a câmera consegue distinguir. Não sei se daria para adaptar em um robô que veio sem esse opcional.

  • Bom dia meus amigos,


    Meu nome é Paulo, trabalho na empresa Hutchinson unidade de Extrema-MG.

    Trabalhei em uma empresa a 9 anos com automação industrial, fabricação de máquinas e instalação e adequação a NR12, quando decidi partir pra manutenção industrial, aqui estou a 6 anos, fui manutentor por dois anos e a quatro anos venho fazendo trabalhos internos de automação e melhorias incluindo programação de robôs Fanuc.

    Criei um tópico sobre o start-up de 4 robôs que estavam embalados por aqui a quase esses quatro anos. Foram projetos que começaram e não saíram do papel, mudança de gerencia entre esse meio tempo e falta de mão de obra também contribuiu pra isso.

    Enfim agradeço ajuda de alguém para esse trabalho se alguém puder compartilhar informações, pois estes robôs serão ligados pela primeira vez e "fato" estou preparado para encontrar surpresas.


    Abraço a todos.

Advertising from our partners